quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tour de France 2012 Etapa 10 - Voeckler, Voeckler e Voeckler !!!



  Beleza pessoal ? Bem, hoje novamente tivemos uma prova do que é o ciclismo de verdade.

  Sabe esta camisa que o cidadão está vestindo ? Pois é, ela é a famosa "Maillot à Pois", ou polka, joaninha ou como quiser chamar.
  Esta camisa é dada para aquele que se destaca nas etapas de montanha, ou seja, o primeiro a chegar ao topo de cada escalada vai pontuando e assim sucessivamente.
  As montanhas, são classificadas de 1 (mais difícil)  a 4 (menos difícil), mas para ter uma idéia do que é o nível 1; sabe aquelas serras que dependendo do carro, só se consegue subir na 1a marcha ? Quase uma parede ? Pois é, estas são as montanhas de nível 1. Mas o sofrimento não para por aí, existem também as "HC" do francês "Hors Climb" que significa "não categorizada ou fora de categoria" estas, carro 1.0 não sobe, imagina então alguém pedalando... As montanhas HC também são carinhosamente conhecidas no meio por "Horse Climb" isto mesmo, tem que ser um cavalo para conseguir subir, hehe.




   No caso do nosso amigo em questão, ele enfrentou no dia 3 escaladas, uma de nível 2, uma HC e uma de nível 3.
   No caso da HC, era o Col du Grand Colombier, que vem a ser uma das montanhas mais difíceis de se pedalar. É mais ou menos assim; imagine-se pedalando 20 Km; fácil não é ? Agora imagine estes mesmos 20 Km começando em uma altitude de 255m e terminando em 1501m ? F*****.

  Isto não é feito para qualquer um e o herói da vez foi o grande escalador francês Thomas Voeckler (Europcar).
  Ele terminou a prova bravamente, tanto que além de conquistar a camisa de "Rei das Montanhas"  foi eleito o ciclista mais agressivo/combativo da etapa.
   A prova terminou em 4h46'26"com Michele Scarponi (Lampre - ISD) lutando para chegar em segundo lugar, 3 segundos depois.

  Ah, Cadel Evans (BMC) chegou 3'16" depois e o líder na geral Bradley Wiggins chegou em 13o.

   Abaixo segue o perfil da prova.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.